O Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho, no Douro, obteve o prémio internacional da European Conference of Leading Architects – ECOLA, na categoria de "Novas Edificações". O projecto, do arquitecto Álvaro Fernandes Andrade (spacialAR-TE) — também professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto — havia recebido há poucos dias a "Menção Honrosa"/"Special Mention" no Architizer A+ Awards 2015.

O Centro destina-se a acolher atletas de alta competição na modalidade que, porventura, mais prémios e alegrias tem trazido ultimamente às cores nacionais. As instalações podem albergar até 180 praticantes que utilizam o espelho de água da barragem do Pocinho para a prática da modalidade.

O júri do prémio ECOLA enalteceu "a elegância da forma no modo como o desenho integra a paisagem", referindo ainda que "a composição formula-se na quantidade exata de formas geométricas permanecendo 'subtil'". O mérito é ainda maior quando se sabe que em competição estavam 150 projectos oriundos de 13 países.

O Prémio — criado em 2000 na Alemanha, combina um concurso de arquitectura internacional e uma conferência — sendo atribuído de dois em dois anos em duas categorias: Remodelação/Renovação/Reconversão e Novas Edificações, cada uma complementada pela categoria Construção Optimizada para CO2.

A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá a 26 de setembro, em Inglaterra, no âmbito da Conferência ECOLA 2015.

Fonte: www.diarioimobiliario.pt