Mobilidade para Todos e Sustentabilidade
Este equipamento constitui já uma referência na alta competição de remo, no plano nacional e internacional. A sua vocação para o desporto, em simultâneo com o desporto adaptado, constitui uma abordagem inovadora e de vanguarda: “Acessibilidade e Mobilidade para Todos” era uma das premissas iniciais do projeto, onde foram procurados processos de integração em espaços mais humanizados e inclusivos, num contexto de desporto de alta competição, para acolher também atletas com menos mobilidade.
Para Paula Teles, mpt®, especialista em matéria de Acessibilidade e Mobilidade para Todos, o CAR foi um projeto “desafiante a todos os níveis”, pela necessidade de investigação das formas e dos processos de integração num contexto de um desporto de alta competição.
O terreno altamente declivoso colocou inúmeros obstáculos à equipa multidisciplinar, que, procurando integrar as exigências do desporto de alta competição e as necessidades de mobilidade dos praticantes de Remo Adaptado, procurou “não esquecer a salutar integração com o meio, pensando e projetando de forma universal”, integrando na sua génese a Acessibilidade para Todos e também a Sustentabilidade.
Esta é também uma obra de relevo pelas preocupações de Sustentabilidade. A eficiência energética foi uma das prioridades: “o conjunto de opções assumidas permitiu conjugar de forma mais articulada princípios de gestão passiva da energia do edifício. Na zona de quartos, com períodos de maior permanência com menor atividade física reduz-se a “pele” exposta ao exterior, encosta-se, semienterra-se no terreno”. Procurando a otimização energética que a energia solar passiva permite, “os quartos expõem claraboias a sul, procurando o sol, uma vez que a vertente de implantação de todo o edificado é virada a norte. Paredes interiores dos quartos, em betão aparente reforçam possibilidades de armazenamento da energia solar térmica”, como descreve o arquiteto autor do projeto, Álvaro Fernandes Andrade, da SpacialAr-te.
O Centro de Alto Rendimento do Pocinho é um novo ponto de referência arquitetónico no panorama internacional, e um marco no estado-da-arte da arquitetura inclusiva e de vanguarda.