O Centro de Alto Rendimento de Remo (CARR) do Pocinho, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, venceu o Premio Nacional de Imobiliário 2016 na categoria de Equipamentos Coletivos", informou hoje a câmara.

Em comunicado, a autarquia refere que o galardão foi atribuído àquele equipamento selecionado entre um total de 17 empreendimentos finalistas ao Prémio Nacional do Imobiliário 2016, que distingue edifícios de referência em Habitação, Turismo, Escritórios e Equipamentos Coletivos.

Entre os nomeados para a categoria de equipamentos coletivos estavam a Residência de Estudantes Doorm, o Museu Nacional dos Coches, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e o Centro de Alto Rendimento de Remo e Canoagem do Pocinho.

O CARR do Pocinho é um equipamento desportivo do município de Vila Nova de Foz Côa e da autoria do arquiteto Álvaro Fernandes Andrade, foi concebido para os atletas de alta competição.

O equipamento desportivo está localizado no Pocinho, concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda. O CARR insere-se num território classificado duplamente como Património Mundial da Humanidade pela Unesco, pelas Gravuras Rupestres e pelo Alto Douro Vinhateiro.

"Tendo em conta esta importante particularidade, todo o edifício foi projetado com uma grande sensibilidade e com opções arquitetónicas que, por um lado, minimizaram o seu impacto na paisagem e, por outro, permitiram satisfazer os novos desafios de acessibilidade e mobilidade para todos e de sustentabilidade", indicam os promotores do equipamento.

Atletas e técnicos de seleções olímpicas já consideraram que o Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho encontra-se entre os melhores do mundo para a preparação e formação dos praticantes deste desporto.

Já em funcionamento, este projeto assume-se como uma referência na alta competição de Remo e Remo Adaptado, tanto no plano nacional como internacional, podendo albergar até 180 atletas em "instalações de topo" para a prática, desfrutando de uma extraordinária vista e enquadramento paisagístico único.

"O CARR será não só um ponto de atração para desportistas internacionais, mas, também um marco de vanguarda, num país privilegiado na rota de turismo internacional de arquitetura", garantem os impulsionadores do projeto.

Fonte: www.rtp.pt | LUSA