Os Antecedentes do Sítio


Antiga ponte do caminho-de-ferro do pocinho

A área onde se encontra o aglomerado urbano do Pocinho localiza-se a norte do concelho, fazendo fronteira com o distrito de Bragança através do rio Douro. Desenvolveu-se ao longo dos tempos algo dissociado do desenvolvimento do território concelhio restante. Ignorado até determinada altura, parecia que a sua única vocação seria a de terreno produtivo em simultâneo com a de permitir a ligação à outra margem do rio Douro (com a travessia através de barcas).

A ocupação humana do território do Pocinho, que se densificou a partir do séc. XIX, cumpriu-se em diferentes momentos e por motivos maioritariamente estratégicos.

O desenvolvimento estimulado pelos Caminhos-de-Ferro Portugueses marcou um momento importante no processo de formação deste espaço. A construção da Estação Ferroviária do Pocinho e a ligação ferroviária da linha do Douro a Barca D’Alva no século XIX, constituiu um polo de atracão inicial, determinando a organização do conjunto urbano. Iniciava-se um longo processo de transformação e desenvolvimento deste espaço que alterou irreversivelmente o destino desta paisagem e gentes.

Antiga ponte do caminho-de-ferro do pocinho

No entanto, é na segunda metade do século XX, mais precisamente na década de 70 e 80, com a construção da Barragem e respetivos equipamentos e alojamento para os funcionários, que se assiste a uma ocupação mais intensiva, embora provisória, do território. Com a construção do Bairro da EDP e o Bairro da Canada da Barca é urbanizada a encosta virada a nascente, que alterou significativamente a imagem do aglomerado.

É precisamente o designado “Bairro da EDP”, constituído por edifícios de planta retangular, de dois pisos, e com 38 quartos individuais, que veio a ser ocupado pelos primeiros atletas de remo, no ano de 2006. As obras de pequena monta realizadas para o efeito, propunham-se conferir um mínimo de condições às instalações que se encontravam muito degradadas.

A conjugação de esforços de diversas entidades a par com oportunidades de financiamento através de candidaturas de fundos europeus, permitiu-nos iniciar um processo longo do qual resultaram as magníficas instalações que hoje podemos oferecer a atletas de todo o mundo, sejam eles do desporto adaptado ou não.