"O ano de 2018 será de afirmação para um equipamento desportivo, considerado de extrema importância para o desenvolvendo da economia do território duriense e para a sua promoção além-fronteiras", disse à Lusa o presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, Gustavo Duarte, entidade gestora do CARR.
Para os meses de janeiro e fevereiro está confirmada a presença das seleções nacionais de remo e canoagem da Holanda e da Noruega. Uma equipa de remo de Oxford (Inglaterra) está igualmente confirmada para o mês de abril.
Para além destas e entre outras seleções nacionais da modalidade, já passaram pelo CARR do Pocinho, seleções como a da Rússia, Estónia e Suíça ou a dupla olímpica de remadores portugueses Pedro Fraga/Nuno Mendes entre outros.
"Queremos dar ao CARR do Pocinho uma ocupação abrangente como a organização de vários eventos não só desportivo, como culturais ou recreativos", frisou o autarca.
Segundo o autarca, a secretaria de Estado do Desporto está a canalizar diversos eventos desportivos para o CARR do Pocinho.
"Trata-se de um equipamento, quer do ponto de vista funcional quer arquitetónico, que tem arrebatado prémios internacionais e tem sido distinguido como um dos melhores do seu género a nível mundial, quer pelos atletas quer pelos seus treinadores", enfatizou.
A promoção do equipamento está a ser levada a cabo a nível mundial por equipas da especialidade "de forma a dar visibilidade ao equipamento desportivo".
Outras das modalidades que vai tem como base o CARR do Pocinho é o "trail" (uma atividade que conjuga o exercício físico com a contemplação da natureza), estando agendadas duas provas, uma para março outra para outubro e que reuniram, centenas de praticantes.
O CARR do Pocinho representou um investimento de oito milhões de euros.
A construção do equipamento desportivo teve comparticipações financeiras do POVT - Programa Operacional Valorização do Território do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e do Instituto do Desporto de Portugal (IDP).
Para o presidente da câmara daquele concelho do distrito da Guarda, Gustavo Duarte, o CARR é dos investimentos mais importantes dos últimos anos, no município, apenas superado pelo Museu do Côa.
O complexo desportivo inclui uma piscina coberta, um ginásio e uma área da animação. Pode albergar cerca de duas centenas de atletas.
Para a dinamização do centro de remo, foram assinados protocolos com a Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Portuguesa de Remo, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa.
Fonte: desporto.sapo.pt